PS: Após este post AQUI resolvi encerrar a vida deste Blog.

Recebo algumas mensagens (cada mês menos) de pessoas questionando o fato de eu não programar mais em Flex e de não mais escrever aqui. De tanto insistir eu resolvi escrever este POST aqui.

Então vou escrever este POST falando dos mitos que ainda rodam em torno do Flex:

Flex e altamente produtivo

Não. O tempo que se perde compilando e compilando o Flex da pra fazer muito mais em HTML(5). Outra coisa que acho muito ruim é o alto consumo de memória do Flash Builder.

Sem contar que muitos dos componentes se perde maior tempo personalizando ele. Um botão, por exemplo para mudar de cor tem que escrever centenas de linhas de código. Já no HTML5 apenas algumas linhas de CSS.

Na maioria das vezes o cara que diz isso esta usando DreamWeaver e reclamando que é ruim de programar. Escolha uma boa IDE de programação e depois me fale.

Você cria um form em poucos cliques

Mais ai demora um dia todo para sincronizar os campos do formulário com a classe AS para enviar ao AMF.

Ele vai exportar para HTML5

E papai noel existe também.

A própria Adobe diz que tem dúvidas da viabilidade disso.

Eu sempre defendi que não é possível. Isso porque será praticamente impossível reconhecer e exportar todas as classes e todas as personalizações de classes. O Google tem o Swiffy mais só converte animações com AS2. 

La em 2012 já se falava nisso e até hoje nada. Leia em https://groups.google.com/d/msg/flexdev/EQpb4b5r5Ys/YM_tDchS7rcJ.

Eu posiciono o botão na tela e ele fica igual em qualquer navegador

Sim, igual. Um aplicativo 800x600 em qualquer navegador. 

Sugiro estudar sobre aplicação responsiva e verás que o Flex esta longe disso. Ou seja, postagem como a que escrevi em o pesadelo do monitor não é coisa que me preocupa hoje. Então, estude.

Com o Apache o Flex vai ganhar muito mais força

Infelizmente não. Faz quanto tempo que o Flex foi para a Apache e depois disso quanto de inovação surgiu? Apenas coreção de BUG e pouquíssimas funcionalidades novas surgiram. Nada de grandioso e novo.

A única novidade foi a IDE perder o Design Mode que pra mim foi melhoria, visto que eu não usava e só consumia memória.

Flex é mais rápido que ajax por causa do AMF

Não. Com GZIP ativado no servidor é notável gráficos como este aqui:


Não acredita no resultado? Teste você mesmo.

Isso porque o servidor tem que processar o AMF e enquanto processa o XML (ou JSon) já chegou no ajax.

No Flex ningém olha seu código

Isso me lembra de sobrinhos que mandam email nos fórum de como esconder o fonte do HTML. Eu não tenho medo, pois as regras importantes estão no servidor e não no HTML.

E, busque por SWF Descompiler e depois me fale mais sobre isso.

É multi-plataforma

Não. Flash foi descontinuado para Linux e para Mobile.

Tem uma grande comunidade para suporte

Sumiu tudo. Os melhores não estão mais no Flex e sobrou apenas meia dúzia de gato pingado que acha ainda acredita que ele converterá em HTML5 um dia.

Update 12/01/2016

Recebi mais alguns itens para por na lista:

  • Rodando no navegador ele nõa interagi bem com as rolagens naturais dos touchpad avançados. 
  • Ele não se adapta automáticamente aos Skins naturais dos sistemas operacionais. As barras de rolagem do MAC, por exemplo, são bonitas e o Flex mostra aquela horrível e larga barra.
  • Escrever testes é um bicho duro de roer. Muito ruim e chato e com ferramentas arcaicas.
  • Flash Builder é ruim, lerda e nunca deveria ter sido construída sobre o Eclipse e não roda em Linux.
  • Componentes muito difícies de serem editados.

Leia: http://www.guj.com.br/t/o-que-acham-da-linguagem-flex-da-adobe/21975/8

Update 15/01/2016

Mais de 90 mil sites levam internautas à praga 'Angler', alerta empresa

Update 28/01/2016

(Clique para ampliar)

Acessos do Blog em Janeiro de 2015

Acessos do Blog em Janeiro de 2016

Gostou? Não esqueça de curtir!

Ou compartilhe o link com seus amigos

28 comentários

Deixe uma resposta

  1. Trabalhei com Flash e Flex por anos.

    Acho demais a tecnologia, mas HTML5, JS (e seus frameworks), componentes JQuery e CSS3 tomaram o mercado, estão fazendo a mesma coisa que o Flex e de forma mais flexível.

    Tecnologias à parte, basta ir no site da APInfo e ver o que estão procurando de ferramentas. Flex poderia ser um futuro se ainda fosse desconhecido, mas claramente está perdendo a 'corrida'.

     
  2. Parece até um militante do PT, com discurso aclamado pela emoção e não razão. Só fala aquilo que interessa, diminuindo o escopo da visão do fato, omitindo então a verdade só para ganhar assentimento de forma desonesta. Deveria ter pautado mais na essência de que cada projeto tem o seu objetivo e que a ESCOLHA da tecnologia ADEQUADA é o X da questão, e não de que tecnologia 'A' não presta mas sim 'B'. Ajudaria bem mais que tem dúvidas. E ainda se apresenta como professor...

    Bom, poderia falar um monte de coisas aqui mas não vou perder meu tempo, visto que será em vão.

    Segue uma rede social em desenvolvimento feita toda em Flex: http://www.treekele.com/

    E por aí vai...

    Obs: Não sou um idólatra desvairado de Flex, mas quando vejo um projeto no qual o Flex é categoricamente a melhor solução, uso sem problema algum.

     
  3. Como diz aquela velha frase, "O inteligente ataca o argumento, os demais atacam o argumentador".

    Cliquei em "REGISTER NOW" e pediu para eu instalar o Flash no Celular. Como faço para testar?

     
  4. Ai te pergunto. Se os proprietários pedirem para ter Gif Animada (ou cliente) na rede Social. Como vais fazer?

    Se fechar a aba sem querer, e já reabri-la terá que fazer login de novo? Ele tem auto-complete e salvar senha?

    E a navegação, normal ou encheu de popup chatos?

    E posso usar o Voltar do navegador? Se se usar o voltar sem querer, ele entende que não era para ir?

    E como fizesse para melhorar a navegação da rolagem que é horrível com o Scroll? E se quiser deixar algo prezo? Encheu de rolagem no meio da tela ou usa só uma na lateral?

    E como fizesse para lidar com a deficiência do responsivo? Fez com 1000px e só? E se a pessoa tiver monitor menor? Ou maior?

    E acessibilidade? Tem recurso de Zoom? Leitores de tela já reconhecem?

    E formatação. Quando resolver colocar emotions no chat e perceber que o HTML dele é tão limitado e ter mais problemas que antes.

    E Chat? Vai usar o que? Fazer com FMS e ter os problemas da escalabilidade dele? Ou achar algum maluco na face da terra que conseguiu integrar o Flex com Node.JS?

    Poderia citar outros 300 problemas que o Flex tem e que certamente tens no seu projeto, mais deixa para amanhã

     
  5. Professor, "prezo" é com "s". Definitivamente você está ficando descontrolado, pois eu ainda nem lhe enviei o que prometi e você já está falando um monte de bobeiras. Pelo jeito, você me parece ser daqueles que bloqueiam a mente para compreender somente o que lhe apraz. Infelizmente ainda não terminei minhas conclusões e com essa atitude agora, me pôs até em dúvida se deveria continuar com isso ou não porém, como eu dei a minha palavra e você a sua, assim então se manterá.

     
  6. Com S ou Z, não rebatesse nenhum argumento.  

    Ou falei tanta verdade que tivesse que olhar os erros ortográficos para achar algo para rebater?

     
  7. Essa discussão é como religião e futebol não existe ganhadores, sou programador FLEX amo a tecnologia e me recuso a usar outras coisas o FLEX não acabou muito pelo contrario está mais forte que nunca junto a Apache Flex e faz coisas que nem em 10 anos o HTML5 fará e com muito menos tempo. A algum tempo atras fui criar uma app em HTML 5 + CSS + JAVASCRIPT depois disso voltei pro flex e nem quero mais saber dessa bosta. Só pra contar a superioridade do FLEX no HTML 5 ao clicar com o botão direito do mouse eu tenho acesso a todo o fonte do sistema TODO só terei trabalho de montar algumas coisas ao lado do servidor no flex após eu criptografar o SWF ninguém (NINGUÉM) acessa meu fonte. Amo FLEX estamos vivos e produtivo e isso mata o HTML 5 de raiva e pior ainda quem fica desdenhando é pq não tem capacidade de deixar o cliente com o queixo no chão com apps em FLEX ;)

     
  8. Código fonte? Veja este: http://goo.gl/k8e4Lz

    E HTML5 você usa qual IDE? Se usa DW não vale reclamar...

     
  9. Percebeu que é mais simples que no HTML?

     
  10. Dá forma que você fala do FLEX é igual falar da ex mulher, cuspindo no prato que comeu, rsrsrs. Até acho legal comparar linguagens e tudo mais, mas agora da forma em que você descreveu, rebaixando os desenvolvedores que estão no Flex ("Sumiu tudo. Os melhores não estão mais no Flex"), tudo bem a gente ter auto confiança sempre, porem achar que é o ultimo gás da coca e tentar rebaixar o nível de outras pessoas para se sobressair, não cai bem né!. Pelo que você fala deve ser um excelente desenvolvedor, só precisa agora aprender a ser mais humilde.

     
  11. Não comparei linguagens, apenas escrevi o que me falam sempre e respondo sempre a quem tenta me convencer que o Flex ainda é produtivo. Flex era bom quando IE6 dominava.

    E, todos os bons programadores Flex migraram sim. Diga-me um que ficou!

    Paul Valéry falou uma vês: "Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador". Mostre-me que meus argumentos estão errados, não eu errado.

     
  12. Se eu atacasse da mesma forma, diria que programador não usa hotmail. https://goo.gl/sjm5Jx

     
  13. Fico impressionado com sua aspereza ao falar de uma ferramenta maravilhosa como o Flex, muitos aplicativos importantes são utilizados hoje, por exemplo pela Petrobrás, e que foram desenvolvidos com Flex. O fato de ter sido descontinuado não tem apenas a ver com ser boa ou ruim, tiveram muitos interesses financeiros e acionários envolvidos. HTML5 é HTML! sempre foi penoso e carente de recursos...e continua básico e dependente de outras linguagens como JavaScript etc...

     
  14. Petrobras usa e olha aonde ela esta hoje hehehehehe

    Coloquei argumentos fortes. Só resta você colocar contra-argumentos maiores que os meus para provar que o Flex e superior ao HTML.

    PS: No flex tens que saber XML, MXML e AS3.