Se esta querendo aprender ou iniciar novos projetos em Flex, clique aqui

Desde a primeira vês que vi uma aplicação em Flash, eu senti inveja pelo que eles podiam fazer com o Flash. Porém sempre ficava naquela de que aprender Flash não teria muito futuro, pois é muito complexo criar aplicações em Flash que atendam a sistemas.

Mais um belo dia isto mudou, começou com boatos até que um belo dia sou apresentado aquela que seria uma grande mudança na maneira de pensar em internet. Passar do estágio de fazer “sitezinhos” para o estágio de construir sistemas complexos, e este desenvolvido com segurança.

Imaginem só um mundo perfeito onde você não precisa se preocupar com perguntas do tipo: Com que brouser o usuário está trabalhando? Ele possui Javascript ativado? Ou ele vai desabilitar o javascript para burlar algum regra? Este mundo existe e se chama Flex(na tradução, Flexivel).

O Flex foi lançado em março de 2004 pela Macromedia, e depois comprada pela adobe e rebatizada de Adobe Flex. Foi desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de aplicações rica para internet (RIA). Nos dias de hoje a IDE de desenvolvimento esta aberta e pode ser baixado gratuitamente no site da Adobe.

A extensão utilizada pelos arquivos Flex, ganha a extensão MXML o que originou o nome deste site. Estes arquivos após compilados para SWF. Este arquivo é executado pelo Flash Player, existente em quase todos os brousers. O MXML é baseada no XML,

O compilador do Flex possui duas distribuições, uma grátis que é o SDK do Flex e uma versão paga com mais recursos para o desenvolvimento, que chamado de Adobe Flex Builder 3.

Comumente, tecnologias como o AJAX, JavaFX e o Silverlight, são comparadas com o Flex. Porém não tem como comparar, quase todo mundo possui o plug-in do Flash instalado no computador e isso ajuda em muito a divulgação do sistema.

Agora que você também esta encantado e quer saber mais sobre o Flex, é só seguir para um dos tópicos abaixos (Inglês) para conhecer melhor esta tecnologia que a cada dia ganha mais espaço na WEB.

Gostou? Não esqueça de curtir!

Ou compartilhe o link com seus amigos

Nenhum comentário

Deixe uma resposta