Se esta querendo aprender ou iniciar novos projetos em Flex, clique aqui

Eu sempre quis escrever sobre as etapas de um projeto, e agora devagar vou escrever este artigo, para descrever o processo de criação de um produto, partindo do momento de uma idéia até o momento da idéia virar um produto e começar a ganhar dinheiro com ela.

Então iniciemos este processo com uma idéia. Este blog surgiu numa tarde de Sexta Feira após o meio dia, com uma idéia de eu possuir um espaço para traduzir um pouco da documentação do Flex.

Quando você pensar na idéia, certamente pensará em ganhar dinheiro, ter uma vida confortável, criar um produto para abranger o mundo inteiro, mais enquanto isso, comece com sua região, seu estado, cresça oferecendo para seu pais, e finalmente, se seu produto for bom, e agradar, possuir qualidade, poderá chegar a ganhar o mundo.

Após a idéia formada chega a hora de colocar em execução, mais antes disso temos alguns detalhes a pensar!!

Tenho eu capacidade de produzir este produto? Ou terei dinheiro para investir em um produto?

Eu tenho várias idéias, uma delas consegui até realizar, porém faltou dinheiro para terminar. O AlemãoI, foi um projeto que com pouco tempo e quase nada de dinheiro, transformou sucata em um robô. Porém nenhum ganho obtive com ele, não ouve patrocinador e nada de pós projeto para pelo menos ter um retorno do dinheiro investido.

Mais falo dele por outro motivo, ele me trouxe ganho em termos de curriculo, esse robo descrito em meu curriculo vale muito mais que a parte que descreve sobre meu curso interminável de telemática. esta foi uma idéia que teve ganho, eu obtive retorno com ele.

O produto terá utilidade a alguém?

Uma coisa que sempre disse é que o Orkut não tem utilidade para nada, porém minha idéia não vele neste negocio, pois se o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, tivesse perguntado a mim sobre a idéia de criar o Orkut, ele não estaria rico hoje.

Então quando tiveres a idéia, pergunte a várias pessoas, e questione você mesmo. Eu usaria meu produto?

Crie um boneco

Não estou falando de você criar um site para a barbie, mais sim em criar um projeto piloto, um pequeno com poucos recursos e que possa demonstrar todos os recursos finais dele, para sentir o impacto do mercado e ver se tem futuro. Chame um amigo design e negocie com ele um layout legau para seu projeto.

Divulgue

Muitos projetos na WEB ganharam nome por serem de gratuito, a ponto que foram crescendo apesar dos usuários não pagarem nada, continuam a crescer e a cada vês mais oferecer novos serviços grátis.

Um caso de sucesso é o próprio google que começou sua carreira, sendo um buscador grátis e conforme crescia, ganhava mais adeptos e a cada dia mais serviços são lançados por eles totalmente gratuitos.

Mais aqui não estou falando para você criar todos os seus sistemas e disponibiliza-los gratuitamente, mais esta é uma forma de divulga-lo no início e ter várias pessoas para testa-lo e achar todos os furos e falhas do projeto.

O projeto é bom, e agora?

Legau, o seu projeto esta crescendo e sendo aceito no mercado, mais nenhum dinheiro esta entrando no caixa. Então agora esta na hora de incrementar o projeto, colocar novas funcionalidades, desenvolver um novo layout e começar a cobrar por este produto.

Mais não é só isso, um bom produto tem um bom manual, e bom suporte, para soluções de problemas diversos. Apresenta-lo ao mercado, investir em marketing em sites de grande acesso, até que chegar ao ponto de sobrar dinheiro e colocar seu primeiro anuncio no jornal, radio e chegar a televisão, estando neste ultimo caso não só você, mais sim uma grande equipe para lhe auxiliar neste processo.

Mais por onde começar?

No momento que sua idéia começar a dar resultado ou mesmo no momento em que estiver pensando na idéia, um bom lugar para ir é no Sebrae, um local excelente para iniciar um projeto, com consultoria de especialistas no mercado e treinamento sobre diversas áreas de atuação.

Como proteger minha idéia?

Uma idéia que da certo sempre é copiada. Eu sempre digo que quando alguém esta copiando o que você esta fazendo é porque você esta fazendo bem feito. Mais aqui estamos falando de idéias, não e código fonte HTMl do site que fiz para alguém.

Então com este intuito, o Governo Federal criou o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), um serviço pago, onde você posta seus projetos e ajuda a proteger seu projeto contra cópia de idéias e projetos.

Então me despeço aqui por este post, e espero que tenha sido de grande ajuda para voce.

Gostou? Não esqueça de curtir!

Ou compartilhe o link com seus amigos

Nenhum comentário

Deixe uma resposta